quarta-feira, 20 de maio de 2015

A gente sente e o outro se ofende. O que dizer pra ele: ah, vá te catar!

A minha dor te incomoda. A minha alegria também te incomoda. O meu amor te incomoda. A falta de amor em mim te incomoda também.
Não. Não estou falando especificamente nem de mim e nem de você que me lê. Estou falando das pessoas em geral. Parece que “sentir” é cada vez mais proibido. Se você sente dor e chora, logo querem te dar um remédio pra disfarçar a dor. Se você está de luto e se desespera, logo alguém te oferece um calmante pra te desligar. Se você está alegre e se anuncia feliz, logo surge um censor pra te duvidar. Se você está com raiva e se expressa, eis que vem o “bom” pra dizer que raiva não é sentimento que se deve expressar. A todo o tempo querem te pautar, te controlar.
Nunca reparou nisso? Tem sempre alguém pronto pra dar uma opinião sobre o sentimento alheio. Não é a pessoa quem sente, nem é a pessoa quem viveu, quem experimentou, quem tinha a expectativa realizada ou que não se realizou, mas ainda assim essa pessoa que não é nada acha que tem condição de dizer que há exagero, que há falsidade, que há erro ou que há muito torpor em quem, ao invés de ficar na sua, não teve medo de se expor.
Por que isso acontece? Porque as pessoas estão cada vez mais incapazes de lidarem com os seus sentimentos e, então, resolvem se meter no sentimento do outro. Vivemos tempos em que sentir parecer ser cada vez mais ofensivo. Alguns exemplos:
a) A pessoa não é magra, mas posta fotos na praia porque se sente bem e logo ofende aquela outra que é magra, mas queria ser mais magra e por não ser magra como quer, não consegue se gostar e tem raiva de quem se gosta.
b) A outra é feliz na balada, gosta de balada, posta fotos de balada e todos acham que se expõe demais porque sua vida é vazia e precisa fazer conta que é feliz. E quem faz isso, geralmente, é aquela pessoa que não aguenta mais ficar em casa, mas que não tem coragem de sair e descobrir se a vida e o mundo ainda têm algo a lhe oferecer (e sempre tem).
c) Alguém reclama do mau serviço de uma empresa, de um órgão público, de um prestador ou de Deus, do seu time de futebol, do médico ou da justiça e logo surge alguém dizendo que a pessoa não deve se sentir contrariada e nem expor seu desgosto porque está se expondo demais e ninguém precisa saber o que ela pensa, o que sente e as razões que lhe levaram a isso.
Ora, não é mais fácil que quem acha que deve calar se cale e quem acha que deve falar, fale e seja respeitada no seu manifestar, ao invés de bombardeada por ter tido a coragem de falar? Parece que não. Todos parecem ter opinião sobre tudo. Mas tudo que é do outro, porque fica mais fácil não precisar olhar pra si e se descobrir ruim e desinteressante (e pior, sabendo que a culpa é toda sua).
O que vejo é que sentir ofende, sim. Ofende quando a pessoa consegue se expressar e o outro não. Ofende quando a pessoa tem coragem de se mostrar e o outro não. Ofende quando a pessoa desafia os costumes e o outro não. E a coragem dessas pessoas escancara a pusilanimidade das outras que, reveladas em sua mediocridade, investem contra quem apenas se permitiu sentir.
E sentir livre. Porque, não sei se você percebeu, mas estão querendo aprisionar até o sentimento. Estão querendo dizer como se deve e se pode sentir. Se você sentir como a maioria, não tem problema, talvez deixem passar. Mas se você não gostar do que todos gostam, não aplaudir o que todos aplaudem e não defender o que todos defendem, você vai ser condenada numa pena que só não vai ser mais cruel do que todo o processo de julgamento em que vão te judiar.
Não vamos deixar que seja assim. Vamos gritar, vamos cantar, vamos sorrir, vamos chorar, ousar, duvidar, nos mostrar, pular, ser bobo, ser louco, mudar e ser tudo de novo sem que ninguém consiga nos tirar o prazer de ser, rever, viver e gozar.
Agora, se o sentir te ofende, é melhor se acostumar....