segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Sexo e solidão

Bom. Sexo é bom e (quase) todo mundo gosta. E não é para menos. Há quem diga que mesmo quando é ruim é melhor do que sexo nenhum.
Acontece que apesar das transformações na sociedade, a relação das pessoas com o sexo muitas vezes se mostra conflituosa. Em que pese o sexo corresponder a uma necessidade quase instintual, as muitas regras acabam gerando outras muitas culpas que fazem com que o que deveria ser livre, seja tantas e tantas vezes mais e mais contido.
Mas mesmo assim, queremos sexo! Chego até a desconfiar que as grandes conquistas da humanidade só tiveram uma grande motivação: descolar “aquela” transa.  
Não estou dizendo que é verdade, mas não raro ouço quem diga que o sexo é a grande mola propulsora da sociedade (e nesse contexto não me refiro apenas ao sexo para fins de procriação). As pessoas gostam de se darem e se terem. E que bom que é assim.
Acontece que, invariavelmente, o sexo mexe com a ideia de afeto. E não apenas nas mulheres como os mais machistas podem afirmar. Uma vida sexual, sadia ou não, será responsável por uma mais alta ou mais baixa autoestima. E em tempos em que as relações entre as pessoas são cada vez mais rasas, o sexo vai se tornando em uma ânsia cada vez mais profunda. Resultado: confusão de sentimentos.
Talvez desde a queda do Império Romano, nunca se transou tanto. As “one night stand” estão cada vez mais comuns e o sexo acaba sendo um mecanismo de autopreenchimento (psicológica e não só fisicamente falando, é claro) e, consequentemente, de legitimação para a individualidade. A diversidade de experiências sexuais pode, incorretamente, sugerir uma indiferença com tudo o que não seja eu e, com isso, me fazer crer que fiz a melhor escolha quando optei, exclusivamente, por mim.
E aí está o grande problema. A mim tem me parecido que, não raro, por mais intenso que seja o orgasmo da transa eventual da noite anterior, o instante seguinte faz da pessoa ainda mais vazia e solitária naquilo que está mais recalcado no seu íntimo. Por mais que a pessoa se julgue permissiva e pense que usa o sexo apenas segundo a necessidade de seu corpo, sem necessidade de qualquer conexão emocional com o outro, o confronto consigo mesma tenderá a lhe levar a que se perceba ainda menos preenchida que no instante anterior. Sim, porque sexo, por si só, não passa de mais um ingrediente da próxima sensação de solidão. Talvez ele – o sexo – tenha sido buscado por motivos que mais aprisionam que libertam.
Haverá ainda aqueles que dizem que o sexo é essa necessidade premente e que o dar-se e se receber ajudam a centrar os instintos na medida em que (nele) somos tomados por uma fúria de nos possuirmos com uma vontade que se justifica no tesão e que o gozo é o corpo finalmente gritando a vida que urge viver. Mas o gozo cessa o instinto e encerrado o instinto passamos a ser só a razão descoberta de toda pulsão e posta a mercê de todas as culpas acumuladas pela moral que calamos. É justamente esse instante aquele em que caímos do alto a que nos eleva o auge do prazer mais forte até o buraco da mais fria e completa solidão.
Mas nem por isso deixaremos de provar... 

Nenhum comentário: