terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Jesus: o verdadeiro mediador


I João, Capítulo 2

1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
3 ¶ E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

À medida que os anos passam, ao contrário do mundo se sentir mais próximo de Cristo que voltará, vê-se distante daquele Cristo que morreu. Essa distância que o separa de Deus abre espaço para o pecado. E o que é o pecado? O Pecado é o agir contra a vontade de Deus e se a aprendemos (porque Ele não a escondeu de nós) o fazemos quando meditamos na sua palavra de noite e de dia.
Ao contrário do que disse o poeta, Deus foi sim feito para que pensemos nEle, seja quando diante das maravilhas que Ele fez com suas mãos; o mundo que Ele criou, os livramentos por Ele proporcionados e, principalmente, no plano de salvação pelo qual Ele nos enviou seu único filho para que, como cordeiro imaculado, fosse levado ao sacrifício e morresse a morte que era nossa, para que nós vivêssemos uma vida que é Sua.
O pecado é da natureza do homem desde o Éden quando pecaram Eva e Adão. O inimigo de nossas almas a quem a Idade Média batizou Lúcifer e a Bíblia se refere a Satanás, diabo, rei de Tiro (Ezequiel 28), tem como objetivo levar os homens a viver uma vida de pecado, sendo que ele “anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro, 5:8).
É fato que Deus não contempla o pecado e nem o admite, mas é ainda “mais fato” de que Ele ama o pecador e está sempre pronto a perdoá-lo, não importa a extensão desse pecado.
O excerto bíblico traz uma recomendação logo de início: não pecais! Entretanto, nascemos e morreremos pecadores. O que nós não podemos é nos deixar dominar pelo pecado e nem sentirmos prazer em viver pecando. Ora, quem vive uma vida de pecados não pode agradar a Deus.
Mas o que há de mais lindo: não importa a vida de pecado que você ou eu vivemos, há um Cristo que morreu na cruz para que, em nome do Seu sacrifício, alcancemos perdão junto a Deus e é Ele quem nos justifica perante o Pai.
São muitos que aprendem a rezar para quem interceda por seus pedidos junto a Deus. Há receitas para que determinado homem ou mulher que se crê, soube viver uma vida de santificação, valha-se disso para reforçando um desejo, tocar o coração de Deus para nossas causas. Não é o que Cristo mandou.
Não importa o tamanho da tua fé. Importante é que ela seja direcionada para quem tem o verdadeiro poder de te ajudar.
Após a morte todos os homens que creram em Deus e na palavra de Cristo têm o mesmo destino. Vão gozar as maravilhas que Deus tem preparado para seus justos. Não recolhem nossas orações e levam para Deus. Contudo, a Bíblia, esse livro maravilhoso e que nos revela as belezas de se viver a vontade de Deus, nos diz que há quem advogue por nós e que esse advogado é um só: Jesus Cristo o filho de Deus que morreu na cruz no Calvário, mas que ao terceiro dia ressuscitou e subiu aos céus para interceder por cada um de nós.
Jesus se fez homem como nós e provou que os homens podem viver uma vida de amor a Deus, deixou seu exemplo para que o sigamos e hoje é quem intercede por nós. Se fez em Cordeiro que tira o pecado do mundo e deixou claro que só Ele “é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai se não” por Ele (João 14:6).
Abramos nossos olhos e contemplemos não a cruz que mostra um Cristo sofrido, cheio de dores e humilhado pelos homens, mas sim, a Cruz vazia, símbolo da vitória dEle contra o diabo e que nós diz que o diabo pode tê-lo ferido o calcanhar, mas foi Ele quem lhe pisou a cabeça (Gênesis 3:15) e nos faz hoje “mais do que vencedores” porque Ele nos amou.
Se você precisa de perdão pelos teus pecados ou tem um desejo no teu coração que te fala forte, feche os teus olhos e peça para Deus e tudo quanto pedir, peça em nome de Jesus, porque só Ele é quem pode interceder por você perante Deus.
Creia e faça prova da maravilha que é o amor de Deus!

2 comentários:

Thonny Hawany disse...

Caríssimo Wiliam Gama, apesar de ter uma visão diferente, um pouco, desse seu ponto de vista religioso, não pude deixar de ler o seu maravilhoso texto, como sempre, muito bem escrito. Uma boa reflexão que pode auxiliar muita gente no caminho do bem. Sou panteísta e por isso acredito que Deus está em todas as coisas e somos mais que filhos de Deus, somos parte dele. Daí ser tão filhos de Deus, como Jesus, as plantas, os pássaros, as pedras, as flores, Sócrates, Buda, Apóstolo Paulo, o anônimo que passa pela rua ou mesmo o que dorme nas marquises dos prédios e debaixo das pontes. Fazendo minhas as suas palavras entendo que de fato “não importa o tamanho da [...] fé. Importante é que ela seja direcionada para quem tem o verdadeiro poder de [...] ajudar”. E esse poder está em Deus e em toda a sua extensão. Outro ponto que considerei muito bacana foi o fato de você ter deixado um caminho para o seu leitor quando disse que “se você precisa de perdão pelos teus pecados ou tem um desejo no teu coração que te fala forte, feche os teus olhos e peça para Deus [...]”. Isso para todos os que crêem em Deus, mas para os que acham que Deus está num lugar longe de tudo e de todos, esses devem se valer do in fine de sua citação quando escreve [...] “e tudo quanto pedir, peça em nome de Jesus, porque só Ele é quem pode interceder por você perante Deus”. (Centralizado do poder divino). Em síntese, posse dizer a maior de todas as frases deixadas por você no seu texto é “creia e faça prova da maravilha que é o amor de Deus!”. Independente da forma como cremos em Deus, o que não podemos negar é sua existência repleta de AMOR DIVINO. Aquele que experimenta desse crer, experimenta do AMOR DE DEUS. Você disse em seu texto que “o pecado é o agir contra a vontade de Deus”, entendo que o maior de todos os pecados é o agir contra a nossa própria vontade que é, parte da vontade de Deus. Agir contra a nossa vontade é agir contra a vontade de Deus. Na realidade é a mesma coisa, só há uma inversão nos valores de vontade. Se temos liberdade (livre arbítrio), deixar de exercê-lo é contrariar a própria vontade de Deus. É pecar evitando o pecado... Abraçuuuuuu e seja sempre esse ser iluminado que você é. Quando puder, passe lá pelo meu blog: www.thonnyhawany.blogspot.com

William R Grilli Gama disse...

Thonny, teus comentários serão sempre mais do que bem vindos. Respeito teus pontos de vista todos já que é tamanho o meu respeito por você, pela tua inteligência e postura em relação aos teus propósitos.
Nossas visões podem ser diferentes, mas me parece que o mais importante é que as vivamos com a certeza de que é o melhor para nós.
Quando discutíamos essa nova vertente do blog (Gospel como vocês disseram) eu disse que são textos que escrevi para mim, mas que, me aprouve que os compartilhasse pois, como você mesmo disse, pode se aplicar para outras pessoas que se vêem imersas em uma angústia ou em sofrimento... e várias já disseram que choraram ou encontraram forças nesses textos, porque é bom quando outras pessoas dizem aquilo que precisamos crer. Se meus textos também fizerem bem, terei conseguido uma grande coisa.
Mas por certo que não ficarei só nisso... rsrs

Quanto a vontade e livre arbítrio, tenho uma visão que vem se particularizando, mas guardarei para um próximo texto, mas nao a vejo tão expansionista. Adianto que entendo que o único livre arbítrio - e isso nao é fé, é a leitura que faço quando analiso os fatos - é o de sujeitar as nossas vontades à de Deus que deverá ser soberana ou não aceitar a vontade dEle... mais ou menos como disse Jesus momentos antes de sua crucificação (que seja feita a Tua e nao a minha vontade).
Quanto a centrar na divindade, sim, tudo é parte de Deus, inclusive nós, mas há o Criador que está acima de nós e é o amor dEle que nos sustenta, amor esse, representado no sacrifício de Cristo que é quem verdadeiramente intercede por nós no céu...

Mas obrigado pela tua visão que acrescenta muito ao meu blog...