quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

É tudo uma questão de fazer (se esperar, não acontece)



O que não falta no vocabulário humano são aquelas frases prontas conhecidas como “lugares comuns”. Muitas vezes surgem como verdadeiros provérbios e se querem carregadas de uma significância para muito além do que realmente tem.

Um dos mais usados é “querer é poder”. Será que é assim mesmo? Diria que depende. Depende do que? De quem quer.

Claro que querer é o primeiro passo.

Há uma propaganda na TV que diz que se é possível pensar, é possível realizar. De minha parte, afirmo: Se você sabe o que quer, cabe a você fazer.

Não há nada que seja impossível.

Ninguém nasceu destinado a ser o que já é ou preso num status do qual jamais poderá sair.

A história da humanidade é repleta de personagens que saíram do nada e que a custa de uma ideia ou de muito esforço se fizeram vencedores. Campeões olímpicos que superaram diferentes doenças e desafios; jogadores de futebol que suportaram sérias contusões e voltaram ao campo após uma recuperação dolorida; pessoas pobres que ficaram ricas; inventores que ficaram famosos e artistas que revolucionaram a forma de fazer arte.

São talentosos? De certo que sim! Deram sorte? Pode até ser. Mas o principal é que agarraram a chance que a vida lhes deu.

Quando falo vida você pode dar a ela o conceito metafísico que você quiser ou se contentar em saber que mesmo humano e errante, você é responsável por tudo que faz e consegue. Pode até ter quem te ajude, muitas vezes alguém que te inspire, mas quem faz é você; a batalha é tua, a dor é você quem sente, mas na vitória é você quem se compraz.

E tudo isso se resume a uma coisa: Atitude!

Dia após dia, milhares e milhares de pessoas buscam sua sorte no conto da loteria. Acreditam que a solução dos seus problemas, a mudança das suas vidas e tudo o que de mais querem lhes virá do simples preencher de uma cartela.

Sonham um sonho que não depende de si. Talvez o sonho mais fácil de sonhar. - Não foram meus números? Poxa, que falta de sorte. E ficam passivos.

Adormecem e acordam. Corre o dia e, cansados, voltam a dormir. Embriagam-se nos seus devaneios e se veem príncipes, sentem-se deuses, mas logo voltam a sua vida, praguejam sua sorte e contentam-se com o lugar que ocupam, mesmo que seja o lugar que não sonharam ocupar.

Mais um lugar comum: “você é do tamanho dos teus sonhos”.

Note que quando eu menciono os lugares comuns não os critico. Tampouco quero desmenti-los. Antes, acredito que é importante que se sonhe e que esse sonho se transforme no objetivo que você buscará.

E o que é preciso para buscar? Atitude!

Toda pessoa de sucesso só teve sucesso porque teve atitude.

Talvez nesse momento você esteja pensando numa série de pessoas que tiveram seu sucesso fabricado por uma indústria que cria ídolos e, não conseguindo subir ao alto em que estão, você tenta reduzi-los ao andar onde você se imagina (forma comum de justificar a sua própria inação). Mas saiba que mesmo essas pessoas tiveram atitudes. Foram e fizeram. Encararam críticas que muitas vezes quiseram calar os aplausos que recebiam. E seguiram em frente.

Outro lugar comum: “as melhores mulheres são dos homens mais ousados”.

Ousadia é atitude. Se você acreditar que algo está tão alto que você não é capaz de alcançar, não alcançará. E vai se indignar quando ver que outro – que você julgava menos que você – tem nos braços quem você acha que não poderia ser de quase ninguém ou conseguiu o que você julgava inalcançável. Esse que era menos, acabou de te mostrar que é bem mais. Ele tinha mais: atitude!

O desejo motiva as buscas. Deseja-se o que não se tem (e se depois de ter, você ainda consegue manter um desejo, tanto mais feliz você será). Mas, mesmo já tendo, não há o que te impeça de querer mais.

Ora, se há um degrau mais alto do que aquele em que você se encontra, busque-o. Um emprego melhor do que o que você tem? Consiga-o. Você só depende de você e de mais ninguém.

Mas o mais importante é saber que nem mesmo a chuva cai deliberadamente do céu. É preciso saber que quem quer tem que fazer, e que não há nada melhor do que, lutar um bom combate, enfrentar fortes desafios, encarar todos teus medos, vencê-los todos para, no momento derradeiro dos teus dias, poder olhar pra trás e dizer: valeu a pena!.

Você sonha? Ainda não alcançou teu sonho? Está esperando o que? Vai lá e faça acontecer!

Um comentário:

Ana Lia disse...

Adorei o texto...
E é com muito orgulho que digo que hoje eu fui além e até papa-léguas perderia para mim... "Lutei um bom combate, enfrentei desafios, estou encarando meus medos e sei que vou vencer porque tenho ATITUDE e quero em breve poder olhar pra trás e dizer: valeu a pena viver intensamente cada combate de luta, cada desafio enfrentado e principalmente cada medo que encarei devido a atitude que tomei!!!"
Seu texto é ótimo, parabéns...
Abraços
Ana Lia