segunda-feira, 22 de maio de 2017

Desejo e ação: entre o querer e o precisar

A vida tem dessas coisas. Às vezes a gente pensa demais e faz de menos, às vezes pensa de menos e acaba fazendo demais e, de um jeito ou de outro, acaba se arrependendo de algo. Algumas vezes se arrepende do que fez, outras se arrepende de não ter vivido.
Mas até que ponto vale a pena ter dúvida sobre o que se deve viver?
Certamente haverá quem diga que há aqueles que vivem a vida “fazendo o que é preciso que se faça”. Mas até esses parece que fazem o que é preciso que se faça para alcançar um resultado que tenham previsto ou desejado. Digo isso porque, a mim, parece que sem desejo não pode haver ato, não pode haver ação.
E isso se aplica a tudo na vida. Desde o encontro de um casal até você renunciar algum prazer em nome de uma realizAÇÃO, deve-se sempre partir do entendimento do que se quer. Deve se saber que quer e entender o quanto quer para que, então, faça o que “tem que fazer”.
Talvez isso explique tanta gente se sentindo presa, como se não conseguissem sair do lugar, sentindo-se sem forças para reagir, para fazer o mínimo que parece necessário para realizarem pelo menos o mínimo que lhes é exigido dentro da rotina a que têm aderido e em que se têm sucumbido: muitos vivem o que precisam viver, mas não o que querem viver.
Quando penso no que pode deixar a vida mais pesada, mais enfadonha, menos ou nada prazerosa, sempre me ocorre essa disputa entre “querer e precisar”. É claro que precisamos “batalhar nossa (sobre)vivência”, mas até que ponto é por isso que acabamos estagnados no medo de não conseguir o que queremos e que, então, “nos (des)contentamos” com aquilo que nos ocupa os dias sucessiva e incessantemente?
Vale a pena ficar preso no que não gosta, no que não satisfaz, no que não acrescenta vida – mas tira vida – só porque paga as contas? Será que somos tão incapazes de conseguir algo próximo do que já temos, mas vivendo algo que verdadeiramente queremos, de modo que não precisemos mais lutar contra a falta de vontade de sair da cama, de casa, de sair da gente (porque viver isso é tão ruim que nem mesmo a gente está onde o corpo precisa estar e, por isso, até a alma se recusa permanecer)?
O que precisamos fazer para termos a vida que queremos? Se é para fazer o que é preciso, que seja para algo que vá além desse, simplesmente, “preciso”. Se é para renunciar alguns prazeres, que seja em nome do que, realmente, venha a dar prazer. Prazer de verdade. Prazer duradouro, que satisfaça, que complete, complemente. Que justifique! Se é para sentir a dor da renúncia, que a renúncia tenha razão; se é pra sentir o peso do arrependimento, que ele venha de não ter conseguido o que se tentou quando se quis, mas nunca que ele venha daquilo que não se teve coragem de admitir que queria pelo medo do julgamento que viria de quem te soubesse ou que viria se você não conseguisse.
Não existe motivo pra ficar preso naquilo que não é o que você se quer. Não existe motivo pra ficar patinando sem sair do lugar que não te pertence. Não existe motivo pra ficar com medo de não conseguir o que se deseja. O que não pode é abandonar o sonho que sonha à sorte que não depende de você. A vida foi dada para ser vivida. Então é hora de tratar de viver. 

Nenhum comentário: