domingo, 15 de novembro de 2009

UMA VIDA COM DEUS

UMA VIDA COM DEUS


É difícil deixar de acreditar que Deus ajuda sim e que de uma forma ou de outra ele coopera pelo bem dos que Ele ama. É aí que me pego pensando em Davi. Ele acreditava que Deus o ajudaria a vencer Golias e por isso o desafiou e sabia que ele não teria tempo pra mais do que uma pedra e mesmo crendo em Deus e que seria com aquele lançamento primeiro que ele mataria o gigante, ele pegou 05 pedras porque ele era humano, apesar de ser “o homem segundo o coração de Deus”, ele era homem e como homem tinha medo, porque confiar em Deus não é ser desprovido de medo, ter fé não é ter que ter certeza e não ter dúvidas.
E David pegou as 05 pedras e graças a Deus, acertou na primeira. Esse mesmo Davi que nunca saia pra uma batalha sem consultar a Deus primeiro e que quando saiu por conta foi humilhado
Cada qual naquilo que foi chamado, foi o recado de Samuel pra Saul quando ele disse: tem o senhor mais prazer em sacrifícios do que em que obedeçam a sua palavra? Melhor é obedecer que sacrificar. O prazer maior de Deus e os meus anos de vida e tudo quanto eu já vi acontecendo me fazem pensar e crer que o prazer dEle não está em levantarmos e reunirmos um pouco de força pra tolerar duas horas de um culto, mas de saber que nós tomamos nossas decisões na certeza de que - conforme Ele mesmo falou pra Josué - onde quer que tocarmos a planta dos nossos pés, ali será nosso e será abençoado; que conforme Ele falou para Abraão, onde nossas vistas alcançarem e os nossos sonhos chegarem, nós sabemos que Ele pode fazer acontecer. E não importa que o outro escolheu os campos verdes e você a terra deserta, porque até do deserto Deus é capaz de fazer brotar água e saciar o sedento, como fez com Hagar e Ismael.
Gosto quando Paulo fala que aprendeu tanto a ter abundância como a passar necessidade, porque nessas coisas e em todas as maneiras, ele aprendeu que poderia todas as coisas desde que sujeito à graça e ao amor daquele que o fortalece.
Um relacionamento íntimo com Deus não está nas privações a que você se sujeita, nem na quantidade de horas que você passa de joelhos, mas no quanto ele é verdadeiramente fundamental na sua vida como um todo e não só naquele momento.
É a confiança de que ainda que tudo esteja ruim, não há nada que não possa reverter e nisso nós temos o exemplo de Jó.
Ainda que não tenhamos a casa no Morumbi, temos aquilo que é nosso e quando nós nos dermos conta de que isso é bom, que é sorte nossa de tê-lo, e darmos graças a Deus pelo, que nós temos, ao invés de questionarmos o porquê de não termos algo melhor, aí nós estaremos entendendo o que Deus espera da gente, nada mais que gratidão.
Eu demorei pra entender o ditado que desde pequeno eu ouço da da minha avó: quem não agradece o pouco, o que dirá do muito? Eu pensava: mas no muito que eu vou agradecer, mas não é verdade, a gente acaba sempre querendo mais... e esquece de agradecer pelo que tem; pela roupa que veste ou pelo carro que anda enquanto tantos ficam no ponto de ônibus, na chuva. Pela carne que come, enquanto muitos não têm nem arroz.
E a tudo isso – e por tudo isso - devemos dar graças a Deus
Por podermos ir ao médico quando doentes sem precisarmos enfrentar filas nos corredores porque é uma condição que se temos, é graças a Deus e, a medida que aprendemos a agradecer o pouco, estaremos prontos para recebermos o muito.
Sendo Jesus o filho de Deus (ou menso um homem muito sábio como crêem alguns), ele deixou muitos ensinamentos simples: Deus não se importa com o tanto que você ora, nem com o tanto que você dá de oferta, nem se você dá o seu dízimo. O que importa para Deus é saber o quanto Ele é importante para mim, o quanto ele é importante para você. Ou não foi isso que ele quis saber de Abraão ao pedir o sacrifício de Isaque?
Abraão cria em Deus. Cria na promessa de que mesmo velho teria um filho de sua descendência se faria uma grande nação. Quando Deus lhe exige seu filho em sacrifício e ele o leva sem que levasse consigo nenhum cordeiro (prática da época) o fazia sempre crendo que no momento certo Deus providenciaria o animal a ser sacrificado e pouparia o sacrifício de seu filho, mas que, se não providenciasse, Deus traria Isaque dos mortos se preciso porque havia uma promessa, uma promessa de que ele seria o pai de uma grande nação e em romanos fala que dando glória a deus, Abraão foi se fortalecendo na fé.
E também não foi a toa que a oferta da viúva se destacou dentre a dos fariséus. Ela só tinha aquela moeda e foi aquela moeda que ela ofertou a Deus.
O segredo da verdadeira adoração a Deus, e isso é o que penso eu, é sermos verdadeiramente agradecidos e no mais veremos a resposta, afinal, a promessa que se fez foi para todos nós.
Então, se você tem plano e precisa de uma estratégia, faça como Davi: duvide, pergunte e você saberá.
Não há mal algum em se testar a Deus, porque essa é a melhor forma de aprender com Seu agir.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a publicação professor, e fico feliz de saber que o senhor tem tal pensamento quanto a Deus e o que ele nos deixou escrito na biblia, isso sim nos estimula a cotinuarmos na nossa jornada, sem terar a mao do arado e olhar para traz, pois é isso que Deus espera de nós que não venhamos retrocedermos, mais sim confiarmos que com ele em nossa frente conseguiremos tudo o que desejamos e buscamos.

Laurindo Fernandes disse...

Lembrei-me da parábola dos talentos (Mateus 25:14/30), quando o senhorio diz aos que conseguiram multiplicá-los: "Sobre o pouco fostes fiel, sobre o muito te colocarei..." Em outra passagem dos evangelhos, Jesus cura dez leprosos (Lucas 17:11/19), e apenas um volta para se prostrar aos pés do Mestre, enquanto os outros sequer olham para trás:"Não foram aqueles igualmente curados?" Quantas vezes menosprezamos o que de Deus temos recebidos, à maneira do servo que esconde o talento que lhe foi confiado, e não conseguimos crescer em "espírito e verdade". Outras vezes alcançamos a benção das mãos Dele e não lhe damos o crédito pela nossa vitória, feito os nove leprosos que foram libertos de sua enfermidade, mas não se lembraram de quem os tinha curado. Sigamos o exemplo de gratidão de Jó, que mesmo tendo perdido tudo, ainda agradeceu a Deus, dizendo: "O Senhor me deu, o Senhor me tirou; LOUVADO seja o nome do Senhor". Isso sim é que é gratidão: agradecer até pelo que nos foi subtraido, e apesar da aparente derrota, ainda ser fiel.

William R Grilli Gama disse...

Querido aluno ou aluna anônimo... eu fico feliz de ter esse pensamento de Deus e fico feliz de você ficar feliz (rs).
Certamente é bom fazera vontade de Deus e realmente nao tirar a mão do arado, mas saber que Ele espera que sigamos sempre adiante. Difícil é a gente conseguir se sujeitar à vontade de Deus; virar as costas para o mundo e aturar que ele nos odeie pois nao há como sermos amados pelo mundo e por Deus, mas só por um ou por outro. Quando conseguimos é quando somos verdadeiramente felizes.

Laurindo, os teus comentários enchem a todos nós "professores-blogueiros" de um grande contentamento e são motivo de inúmeras considerações espantadas com a tua capacidade de ir além das linhas que escrevemos, captando o sentimento por traz das palavras. Bom é saber ser grato a Deus. Bom é quando deixamos de viver nós para que viva Ele e aqui, entendo eu, está o segredo. É saber que mesmo quando eu consigo tudo com o meu maior esforço, só o consegui porque foi Ele quem assim consentiu. E que nao há esforço mais prazeroso do que o de colocar os joelhos no chão e agradecê-Lo pelo que Ele deu e pelo que ainda nos dará...

Obrigado pela visita

Loany Costa disse...

Querido William, tenho passado por um momento de provação tremendo. E hoje, depois de tentar resolver algumas coisas importantes e perceber que a solução dos “problemas” não depende unicamente de mim, voltei pra casa angustiada e triste. Então decidi visitar os blogs dos amigos para me distrair e acabei me emocionando muito com este texto surpreendente. Tinha que ser de sua autoria! Tinha que ser uma sábia reflexão sua, o admirável William! Pois bem, sua referencia é como se fosse tudo o que eu estou cansada de saber, mas que precisava que alguém me chamasse a atenção para tais verdades neste exato momento. Nunca tive dúvidas de que Deus trabalha para aqueles que Nele esperam, nem tão pouco das promessas que foram feitas. Nunca duvidei de que o Deus que sirvo é um Deus de misericórdia, do impossível, de milagres... Um Deus fiel. Por tudo isso e por tantas outras razões eu tenho louvado, agradecido e testemunhado diariamente as maravilhas que tem acontecido em minha vida desde que eu fui capaz de reconhecer as minhas misérias, a minha fraqueza e as minhas limitações, pois foi a partir dessa postura que eu entendi que as minhas vontades não significam nada diante da vontade de Deus. Foi através deste reconhecimento que eu pude entregar-me inteiramente, tudo o que sou e tudo o que tenho, para que o Senhor pudesse realizar e eu considero isso extraordinário por ser tão difícil. Desde então, venho pedindo pra que eu seja capaz de reconhecer tais vontades. Peço pra ter saberia para não frustrar todos esses planos perfeitos que são destinados a mim, pela ansiedade, pela imaturidade, pela impaciência e por tantos outros fatores que atormentam as nossas vidas... Outra coisa que peço fervorosamente é pra que Deus o conserve exatamente assim. Eu te admiro demais e com muito respeito. PARABÉNS! Sou sua fã e saiba que com esta leitura me sinto melhor.

William R Grilli Gama disse...

Loany... li mais de um vez esse teu comentário e em dias diferentes.

Não é por um acaso que a Bíblia diz que "o Reino do céus é tomado a força".

As vezes as pessoas querem acreditar que o simples fato de crerem em Deus já é motivo para que não tenham aflições e nem passem por provações, mas não é assim e eu fico feliz que você tenha aprendido que basta lançar tuas angústias à Deus e que Ele cuidará de você.

Paulo diz aos filipenses que ele aprendeu a ter abundância, mas também a passar necessidade e que, em todas essas coisas, ele aprendeu que pode todas as coisas naquele que o fortalece. Esse é o segredo...

A Bíblia fala que muitos são os que procuram a Deus (brasileiros o procuram, americanos o procuram... brancos, negros, amarelos, todos o procuram) mas há somente uma espécie de pessoas que é Deus quem procura: os verdadeiros adoradores... seja sempre uma verdadeira adoradora. Peça que Deus te ensine a orar e pedir com a tua própria voz. Que nós aprendamos que adorar a Deus é reconhecê-lo como o maior e único e que a nossa oraçao seja muito mais de adoração do que de pedidos... pq para que peçamos por nós, aquilo que realmente precisamos, é que temos o consolador, o Espírito Santo que é Deus e que intercede verdadeiramente por nós...

Obrigado por passar por aqui...

Só posso me alegrar com tuas palavras e em saber que o texto te fez melhor...

Beijo