sexta-feira, 5 de julho de 2013

Amigos: se foram, serão! (e a importância de se viver sabendo o que – e com quem – se viveu)

Não acredito em quem diz que o passado ficou pra trás. É injusto e muitas vezes me soa mesquinho. Claro que a vida se vive para frente. Vive-se hoje e ao hoje se segue o amanhã e é bom que seja assim. Mas nós vivemos a vida que vivemos hoje desde ontem e o passado é parcela mais do que importante de tudo o que experimentamos.
Um dia depois do outro e nós vamos acumulando experiências e encontros. Na escola, na rua, na igreja, academia, faculdade... não importa aonde vamos e nem onde estivemos, estamos sempre encontrando alguém. Essa nova pessoa soma-se a todas as outras pessoas que já conhecemos. Algumas ficam em nossa vida pra sempre, outras duram um tempo e se vão a iluminar outros tantos a quem quererão bem também.
Essas novas pessoas podem ser aquelas que precisamos pro nosso momento de agora. Podem ser aquelas de quem nem temos o direito de esperar muito, mas que amanhã serão quem nos socorrerá na angústia e na dor. A novidade de hoje, quem sabe, pode ser o amor de amanhã e por aí vai. Mas também há aquelas que fazem valer a pena olharmos para trás e lembrarmos onde e quando elas estiveram e, de repente, poder se dar conta de que, se olharmos ao lado elas ainda estão e, quando pensamos o amanhã, conseguimos saber que elas estarão lá.
Essas pessoas são o nosso pacto com nós mesmos. Elas nos lembram as pessoas que fomos e, se ainda estão conosco, permitem que creiamos que valeu a pena termos sido esse que fomos. Cativamos quem não nos abandonou.
Há poucos dias tive uma noite agradável na companhia de uma amiga que tenho na vida há mais de 12 anos e, muito embora não nos convivamos sempre, sabemos quem somos e gostamos de ser. É bom e, naquela noite, era especial olhar pra ela e saber que tanto tempo passou e ainda podemos dizer: é bom estar com você!
E quantas são essas pessoas? Quantas são as pessoas que nos importam há tanto tempo e convivem conosco há tanto tempo? Quantas são as pessoas que lembramos desde mais novos e que sabemos que o tempo passou, mas que, quando juntos, era como se voltássemos aos tempos de começo?
Mas quem é importante pra você? Sim, porque ao longo das nossas vidas nós encontramos inúmeras pessoas. Cada uma ao seu modo e no seu tempo, representam um instante, um momento ou até mais na nossa vida.
O último episódio de LOST é, pra mim, um dos mais perfeitos fins de um programa que já assisti. Quando, ao fim, o personagem principal finalmente chega à igreja é recebido por seu e se dá conta de, também ele, estava morto e ali ele encontraria todos os seus amigos que estiveram com ele naquela ilha e que também haviam morrido. Na medida em que aquela personagem não entende nada, seu pai então lhe explica que ali onde eles estavam é um lugar em que todos eles “construíram” juntos para se encontrarem um ao outro, e isso porque a parte mais importante da vida de cada um deles tinha sido o momento que passaram juntos e, era por isso que, naquela “situação” todos estavam ali e ele diz: “ninguém vive a vida sozinho. Você precisou deles e eles precisaram de você. Para relembrar e para prosseguir.”
E é então que esse me parece o principal segredo. As pessoas que viveram nossa vida conosco (e as que ainda vivem), nos dão e de nós recebem o que precisam para relembrar e para prosseguir. O que não podemos esquecer nunca, mesmo prosseguindo e conhecendo quem seja novo ou mesmo prosseguindo tendo ao lado quem já caminha conosco há tanto, é a delícia e do prazer de olhar pra trás e relembrar tudo que valeu a pena com quem fez da nossa alma tudo, menos pequena.
Vamos relembrar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito!
"...também há aquelas que fazem valer a pena olharmos para trás e lembrarmos onde e quando elas estiveram e, de repente, poder se dar conta de que, se olharmos ao lado elas ainda estão e, quando pensamos o amanhã, conseguimos saber que elas estarão lá..."
Parabéns!!!