sábado, 26 de junho de 2010

01 ano sem Michael Jackson


Ontem, dia 25 de junho, fez um ano da morte de Michael Jackson (e dia 24/06, onze anos da do meu avô). Foram poucas as vezes no mundo em que um fato causou tamanha comoção mundial. Afora momentos de tragédias climáticas ou terroristas que causaram a morte de milhares, não me recordo de outro momento em que o mundo inteiro se uniu em torno de um mesmo fato.
Não há muito mais a se falar sobre Michael Jackson que não tenha sido dito nos 42 anos de carreira que ele teve até sua morte prematura. A personagem Michael Jackson acabou se fazendo alvo de muitas controvérsias que findaram por afetar de forma tão definitiva a pessoa Michael Joseph Jackson.
A história de abusos na sua infância. As inseguranças com a mudança da sua imagem de “menininho-bonitinho-que-encantava-a-América” para aquela imagem típica de adolescente cheio de espinhas e desengonçado e que foi o princípio das várias intervenções cirúrgicas. Seus hábitos estranhos e controversos... Neverland, Lisa Marie, máscaras, etc... tudo pareceu contribuir para criar uma aura toda estranha envolta daquele que foi, sem dúvida, um dos maiores gênios da música no século XX.
Sim, porque acima de tudo e tudo que ele era, ele era um gênio. Suas músicas, suas performances, sua presença... tudo nele, na sua imagem, na forma como se mostrava, era contagiante. Ninguém fica indiferente a uma música da Michael Jackson.
A sua morte, como a maioria das mortes, me entristeceu muito. Sempre fui muito fã de Michael Jackson e torcia para que sua turnê “This is It” fosse um grande sucesso e, vindo ao Brasil, eu tivesse a chance de assisti-lo.
A história mostrou que não aconteceu. Se é que as pessoas tem seus dias contados nessa Terra, ele cumpriu os seus. Mas uma parte de mim ainda acha que ele foi antes da hora que devia ir...
A minha música preferida dele é, sem dúvida, Billie Jean, mas uma das mensagens mais marcantes que ele deixou foi a lindíssima música “Heal the World”. Como eu tento, tento, tento e nunca consigo colocar o vídeo aqui, vou deixar a letra dela linhas abaixo para compartilhar um pouco da genialidade do mito Michael Jackson, se houve alguma música ou trecho de música dele que você goste, escreva nos comentários para que todos possamos brindar o brilhantismo de suas composições...
Salve, Michael.
Tem um lugar em seu coração
E eu sei que é amor
E esse lugar poderia ser
Muito mais brilhante que amanhã
E se você realmente tentar
Verá que não tem motivos pra chorar
Nesse lugar você vai sentir
Que não há dor ou mágoa
Tem jeitos de chegar lá
Se você se importa o suficiente com os vivos
Abra um espaço
Faça um lugar melhor

Salve o mundo
Faça dele um lugar melhor
Pra você e para mim
E toda a raça humana
Tem pessoas morrendo
Se você se importa o suficiente com os vivos
Faça do mundo um lugar melhor
Para você e para mim
...
Nós podíamos voar tão alto
Nunca deixar nossos espíritos morrerem
Em meu coração, sinto que somos todos irmãos
Crie um mundo sem medo
Juntos choramos lágrimas de felicidade
Veja as nações transformarem suas espadas em arados

Nenhum comentário: