segunda-feira, 19 de outubro de 2009

HERÓIS E JOSÉS

Mantendo a linha dos textos antigos que são republicados, esse texto é de 2007 e chegou a ser publicado na Tribuna Popular de Cacoal


HERÓIS E JOSÉS


Por que para os heróis dos quadrinhos (que agora são do cinema) tudo parece ser tão mais fácil? Por que não nascemos todos com super-poderes? Visão de Raio-X? Peito de aço? Escalar paredes com a ponta dos dedos e ir pulando de prédio em prédio com uma corda que sai de dentro da nossa mão? Isso sem falar naqueles que viajam no tempo, voam e ainda lêem as mentes.
Mas nós, meros seres humanos, não temos essa prerrogativa. Nós precisamos lutar por aquilo que desejamos. Precisamos correr atrás até alcançar e não adianta nada esperar acontecer, se nós não fizermos, não farão por nós. A vida para nós humanos é bem mais difícil.
Se não bastassem as cobranças que fazemos de nós mesmos, o mundo todo parece cobrar algo da gente. Não podemos nos dar ao luxo de pensar duas vezes, porque quem pensa duas vezes é considerado acomodado. Fazer planos? Isso é só para as férias. Pelo jeito, para a maior parte das pessoas a vida não se planeja tão bem quanto se planejam as férias. A vida se vive, as férias se gozam. Não deveria ser diferente? A vida se goza, nas férias se vive?
Vale a pena esperar por um Salvador da humanidade? O que esse Salvador pode querer em troca para ser o salvador? Porque não acho que exista quem quer que seja nesse mundo que faça qualquer coisa que seja, de graça. No certo qualquer um que se coloque à disposição da humanidade pra ser seu Salvador há de esperar reconhecimento, honras e glórias. A bela e simples idéia de fazer o bem sem olhar a quem passa longe das suas intenções. Tudo faz parte do plano puro e belo de receber os louros do louvor e da admiração de todos os seus salvados.
Quem há de nos socorrer quando nos vemos em meio a um mar de dúvidas e incertezas em relação ao nosso futuro? Até mesmo os super-heróis nas suas histórias têm as suas fraquezas, temores e inseguranças. Nós... nós os temos mais ainda. Ora, nós somos de verdade. Nossas inseguranças são por um futuro que não sabemos o que será e nem quando e se chegará, mas sabemos que temos que continuar vivendo, mesmo que muitas vezes a vontade seja outra.
Pois bem! E agora, José? A luz se apagou, o povo sumiu e a noite esfriou. Somos nós o José. É a nossa hora de acender a luz, achar o povo que foi embora e esperar pelo dia que não será frio. Não adianta contar com o herói Salvador que só existe nos livros, nos quadrinhos e nos filmes. O seu maior é herói, é você

Um comentário:

Fabrício Andrade disse...

William, estou aqui de novo. Já fiz a leitura do texto duas vezes. Bem que você podia postar pelo menos duas vezes no dia, né? É um prazer ler o que você escreve. Bão, bão, bão! Abraço.