segunda-feira, 29 de julho de 2019

Carta ao meu filho


Julho de 2019

Que dia feliz! Mas que felicidade diferente.
Em primeiro lugar: já te amo.
Em segundo lugar, quero te dizer coisas que talvez não possa. Então, apenas presta atenção em mim e guarda essas minhas palavras:
Não existe jeito certo de ser homem. Mas são muitos os jeitos errados.
Jamais permita que alguém te diga como você deve sentir. E jamais tenha vergonha do que sente. Nem da dor, nem da alegria, nem medo, nem da tristeza, nem do desejo. Nada.
Não é verdade que homem não chora. Não é verdade que homem tem que ser escroto, machão, mal educado ou dominador. Prefira ser sensível. Prefira entender a dor ao invés de causar a dor. Prefira sempre estender a mão à amizade e não se envergonhe por quem não lho aceitar.
Se quiser dançar, dance. Se quiser cantar, cante. Aprenda a tocar um instrumento (a vida é vazia sem música. Faça a sua — vida e música).
E não tenha vergonha de sentir, de gostar, de ser alegre e feliz. Sentimentos são para que sejam sentidos e não para que sejam aprovados por alguém. Eles são teus. Viva-os. Jamais esconda-os.
Também não tenha vergonha de errar o chute, não acertar a cesta ou não alcançar a rede. Errar faz parte de tentar. Apenas não deixe nunca de jogar. Mesmo que te critiquem, mesmo que não te queiram, mesmo que não te escolham, olhe pra si, reúna força e faça o que puder. Mas não deixe de fazer o teu melhor.
Respeite e admire teus professores. Não é todo mundo na vida que vai se preocupar em te ensinar ou te preparar.
Sempre olhe pro céu. Olhe pra lua. Depois olhe pra si e entenda que há muito que é mais e maior que você. E daí entenda que nunca se deve ser arrogante com nada nem ninguém.
Respeite todas as pessoas, mas principalmente quem trabalha onde quer que você chegue. O dia dele pode estar pior que o seu. Seja quem ajuda a melhorar. 
Não há conhecimento inútil. Inútil é quem não tem, nem busca algum conhecimento. Portanto, estude e leia. E tenha imaginação. E se a tua imaginação te levar a sonhos gigantes, aí sim você terá descoberto o valor dos sonhos. Daí continue a sonhar.
E procure encontrar os meios de realizar teus sonhos. Jamais acredite em alguém que te diga que algo não é pra você. Só você deverá ser seu limite. O único limite.
Toda vez que você chegar num lugar, cumprimente todas as pessoas ali. Aperte suas mãos sorrindo, pergunte como elas estão e ouça suas respostas. Será melhor assim. Não precisa ter timidez.
Preste atenção à tua volta e confie no teu julgamento. Tudo o que te propuserem e você não puder confessar, nem faça. Experimente o prazer de ir pra cama sem medo e nem culpa. Fazer o certo pode até não ser o mais fácil, mas te fará mais seguro.
Quanto a ser seguro, sempre se pergunte a razão do que te afeta. Converse consigo, avalie teu dia, entenda o que te alegra e o que te faz triste e por quê. Autoconhecimento é essencial pra ser grande. Jamais queira ser pequeno na vida.
E lembre-se que ser é mais importante que ter. Seja bom, seja fiel, seja sempre jovem (mesmo depois de toda idade. Não tenha pressa para crescer ou envelhecer).
Cuidado ao se barbear. Cuida da tua pele desde novo. Nossa genética pode não te favorecer. E um pouco de vaidade não te fará mal. Apenas cuida do exagero. Não exagere nos cuidados que vão além da tua pele (alguém já ensinou: “use filtro solar”).
Agora algo muito importante: um dia você sentirá a urgência do amor e do carinho de outra mulher. Respeite-as todas. Não só a mulher que você ama. Mas talvez principalmente ela. Não se aproxime de nenhuma mulher se você não estiver disposto a ser o melhor que ela merece. Goste das mulheres. Interesse-se pelo seu mundo, pelo seu dia, pelo que ela gosta.
Não acredite em quem te diga que há coisas de homem e coisas de mulher. Coisas de menina ou coisas de menino. A vida será o que você fizer dela e não o que outros queiram fazer da tua.
Aprenda comigo: não te valerá de nada possuir uma mulher uma única vez e de forma vazia. Não chegue onde você não pretende permanecer. Não desperte sentimentos que não queira cuidar. Não seja vil.
Quando tocar uma mulher, busque que até sua alma (a dela, mas também a tua) se sinta tocada. Olhe-a nos olhos e deixa que teus olhos confessem teu encanto. Se beijá-la, que ela sinta tua vontade. E quando chegar a hora de você viver o sexo, procure ser amante presente, generoso e confidente da mulher que te receber nela.
E escuta: não importa que tenha havido outros (nem se ocupe deles): que o momento dela contigo te seja único (porque é único) e — quem sabe? —procure lhe dar motivos para que só haja você depois de você. E que haja muito de vocês. E, então, você vai descobrir que amar uma única mulher é um privilégio que nem todos têm (tomara que você tenha!). E seja você, também, só da mulher que te gosta, você gosta e que está com você. Não há mérito e nem ganho em ter vivido um número grande de mulheres.
A vida pode ser muito dura muitas vezes por isso, tenha quem te escute, te incentive, te descanse dos dias ruins. E seja esse pra ela. Não há chefe, nem há dona. Deve haver apenas dois diferentes que se querem iguais na história bonita que se desejarão.
Já te disse que estude e que leia. Isso é sério. Teu tempo parece muito, mas ninguém sabe qual o tempo que realmente tem. Então use o teu direito.
Estude um pouco todo dia. No começo será português, matemática, história e geografia. Estude caligrafia. Aos poucos você vai se acostumando com a química, a física e a biologia. Na primeira hora possível, dedique-se à filosofia e a entrar na melhor faculdade (pode até ser a de Direito se quiser), mas saiba que é você quem se forma. A responsabilidade é toda tua. Só tua. Então resista à preguiça, ao professor ruim ou às dificuldades que te vierem. Permita-se conquistas todo dia.
Ah sim: celebre tuas conquistas. Todas! Na escola, na vida. Todas. Celebre cada passagem de ano, cada aniversário, Natal e até festa junina. A vida é mais triste quando a gente acha que essas datas não são nada demais.
Quanto aos livros, escolha os melhores livros com as melhores histórias e reflita sobre elas. Leia Platão, Nietzsche, Descartes e Espinosa. Leia Rousseau, a Bíblia e Machado de Assis. Leia Pessoa, Vinicius e Drummond e se deleite com a Ismália e seu amor pelo luar. Aprenda que Aquiles foi morto por sua íbris, mas que Odisseu foi honrado porque amou sua casa e isso fortaleceu-lhe em seus propósitos. Não seja tíbio como Hamlet, nem ganancioso como Liar ou afoito como Romeu. Não há valor no ciúme. Logo, não seja possessivo como Otelo. Mas, quando amar, não seja covarde como Orfeu (sim. Se preciso, vá ao inferno pelo teu amor. Mostra pra ela que, se precisar, você provará que sabe que ela vale a exatidão de todo o preço que você quererá pagar).
Mas se faça pronto e forte para ser o apoio que sustentará a família que formará com ela. E reconheça que enquanto com ela não fez nada sozinho.
Trabalhe duro. Não deixe nada pra depois. O que tiver que ser feito, que seja feito. E o que quer que faça, faça com teu coração. Em nada ache que é irrelevante. Não importa o que te deem pra fazer, procure ser o melhor. Não por orgulho, mas por índole e vocação.
Também assista a bons filmes. Filmes que te distraiam, te descansem, mas que também te façam refletir, além de sonhar.
E ouça música clássica. Assista a uma orquestra e entenda a importância do um no todo.
Onde quer que você esteja, destaque-se pelo quê de bom você sabe e pode fazer. Mas também destaque-se por não precisar ser o dono da razão. Lembre-se que não existe uma única verdade. Respeite a forma que outros têm de ver com os olhos que têm. Os olhos deles são diferentes dos teus. Mas, se acreditar numa causa, dedique-se a ela de corpo e alma. Faça da tua vida a tua obra. Confia no teu coração.
E tenha fé. Se sentir necessidade de acreditar em Deus, acredite. É importante saber que há alguém maior que a gente que está de olho e que cuida e que conhece o nosso coração. Quando estiver triste, experimente orar. Se feche no teu quarto e peça que esse deus que você buscará te dê uma resposta. A resposta te virá.
Seja bom pra quem cruzar teu caminho. Não há mérito em ser bom só pra quem nos faz bem. Tenha olhos amorosos e espírito caridoso. Ajude a melhorar a vida de quem você puder e experimente a gratificação de dar a mão a um semelhante que bem poderia ser nosso irmão.
Mas acima de tudo, seja feliz. Acredite na felicidade e lute por ela. Não desista. Resista! Você vai conseguir alcançar. Eu já torço pra que você consiga alcançar.
E me desculpe se eu não te ver crescer. Não foi como eu queria. Tenho certeza que ainda se estivesse aí, eu teria orgulho da vida que você vai viver. Mas tenha certeza de que o dia mais feliz da vida desse teu pai foi esse dia em que eu soube que você iria nascer.
Ps.: espero que tenha dado tempo de te pegar nos meus braços, olhar pra você, te beijar e te dizer: “oi, carinha. Prazer te conhecer”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma carta carregada de sentimento, dedicação e amor. Soube muito de você através dela. Linda. Parabéns.